terça-feira, 10 de junho de 2014

DIRETRIZES DA ESCOLA FRENTE AO USO DAS MÍDIAS

INTRODUÇÃO

Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas.
Entretanto é necessário que o professor oriente os educandos no sentido de lhes incutir que os grupos no Facebook, Twitter ou as comunidades do Orkut atuam como importantes espaços para troca de informações acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Assim, neles imersos, os alunos poderão ter a oportunidade de indicar links, páginas de instituições, vídeos, reportagens interessantes, as quais poderão, em muito, contribuir para o avanço da aprendizagem. Mas, em meio a esse ínterim, algo é incontestável: a presença do professor como mediador das relações.
Assim, faz-se necessário que a educação invista em espaços e na capacitação dos professores para atuarem como agentes auxiliadores e facilitadores de aprendizagem.

JUSTIFICATIVA
           
            Por meio das mídias sociais a educação deixa de ser concebida como mera transferência de informações e passa a ser norteada pela contextualização de conhecimentos úteis aos alunos. Através de chats, trocas de informações on line, o aluno é desafiado a entender o conteúdo, de forma a participar daquilo que pode ser proposto pelo professor. Possibilita a inserção do aluno como sujeito de seu processo se aprendizagem, com a vantagem de que ele descobre formas de tornar-se sujeito ativo da pesquisa e do compartilhar de conteúdos.
Sobre isto, Moran (2000) diz que:

o poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias mas nas nossas mentes.
Ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode nos ajudar a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e aprender. (Moran, 2000, p. 63)

É importante unir os conteúdos ministrados no cotidiano escolar com assuntos e temas da contemporaneidade ao compartilhar vídeos, enigmas, curiosidades e as últimas notícias em tempo real e elucidar fenômenos, por exemplo.

DIRETRIZES PARA A ESCOLA

·         Fazer a mediação de grupos de estudo;
·       Incentivar professores e alunos na utilização de tecnologias, através de formações e experiências;

·         Disponibilizar conteúdos extras para os alunos
·         Estreitar as relações culturais, a partir das informações disponibilizadas na rede de computadores;
·         Promover discussões e compartilhar bons exemplos;
·         Introduzir o uso de tecnologias no currículo, de acordo com a realidade social dos alunos e professores da Instituição;
·         Elaborar um calendário de eventos;
·         Organize um chat para tirar dúvidas.
A organização dessas normas pode contribuir para uma maior eficiência no uso das mídias no ambiente escolar. Quanto ao uso do celular não é totalmente proibido, porém há uma recomendação que as crianças evitem trazer o expor em sala de aula para evitar perdas e estragos de aparelhos.
Outro fator importante é o cuidado com as redes sociais, com aquilo que se posta ou comenta, essas regras geralmente pode ser definida pelo grupo ou sendo construída aos poucos, evitando distorcer os assuntos e distanciar daquilo que foi proposto, destacando que a maioria das redes sociais a idade mínima para o cadastramento é de 13 anos, portanto é preciso cautela no uso dessas mídias.

PONTOS RELEVANTES

            O uso das mídias sociais na escola, não é algo pronto, acabado é um processo que está em constante construção, entretanto quando associado à proposta pedagógica da escola pode auxiliar no desenvolvimento e na aprendizagem dos alunos.
            Isto se tornou evidente com os projetos desenvolvidos pela escola onde o ensino de matemática foi alavancado com o uso dos computadores e a intervenção corretas dos professores
            Diante do uso das tecnologias o aluno experimenta uma diversidade de situações e precisa aprender que é preciso ter disciplina para exercitar essa autonomia.
             


Moran, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: Moran, J.M., Masetto M. T., Behrens, M.A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 11 – 66.

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