quinta-feira, 12 de junho de 2014

BUSCANDO PONTES COOPERAÇÃO COM A COMUNIDADE



INTRODUÇÃO

Já faz algum tempo, que o convívio entre homem e natureza vem se estreitando e, a cada dia, esta relação, marcada pela desigualdade de forças, evidencia a intervenção humana no meio natural de forma intensa e agressiva, corroborando cada vez mais com a dificuldade de sobrevivência do planeta.
            O surgimento de problemas sócio-ambientais como ameaçadores à sobrevivência humana é um fenômeno relativamente novo. O ser humano, apesar de ser apenas um dentre as milhares de espécies que dependem do meio ambiente para sua continuidade neste planeta, é o único que tem essa consciência e o poder de intervir benéfica ou maleficamente no ambiente, portanto, sua responsabilidade é inigualável. Daí a importância de se pensar em uma Educação Ambiental que privilegie o despertar de uma conscientização para a conservação ambiental, visando uma nova sociedade na qual a justiça social e a dignidade humana façam parte, e permita uma melhor qualidade de vida para todos.  
            Diante desse contexto a educação ambiental surge como uma nova proposta de encarar o papel do ser humano no mundo. Na tentativa de buscar soluções que alteram ou subvertem a ordem vigente, propõe um modelo de relacionamento mais harmônico com a natureza, ou seja, novos paradigmas e valores éticos. A partir de uma abordagem holística ou sistêmica, de uma visão progressista, adota posturas de integração e participação, onde cada indivíduo, reconhecido como sujeito histórico, é estimulado a exercitar plenamente sua cidadania. Com essa visão global e com o desejo de corroborar para um mundo melhor, é que se propõe uma ação local. Daí a importância de congregar valores, conhecimentos, inteligências e capacidades que possam levar às mudanças de comportamentos e práticas pessoais, objetivando uma ética de vida sustentável, a partir do reconhecimento homem/ambiente e suas implicações.
            O resgate das responsabilidades individuais como ponto fundamental para a construção de uma sociedade participativa, atuante e consciente de suas obrigações com o meio em que vive, espelha uma das atividades mais importantes do policiamento ambiental, a saber: a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

JUSTIFICATIVA
           
            O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

OBJETIVOS

·         Levar os alunos a entender os problemas e causas do desabastecimento de água no Brasil;
·         Perceber as intervenções humana na natureza;
·         Entender a importância do saneamento básico para a qualidade de vida;
·         Assumir uma postura de valorização dos recursos hídricos para a sustentabilidade;
·         Adquirir uma postura de conscientização para o não desperdício da água.   

O projeto foi desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que pudessem ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, o principal objetivo desse projeto foi de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Como culminância do projeto os alunos foram visitar a fabrica da Coca-Cola em Marília, na qual aprenderam mais sobre como reutilizar a água usada nos esgoto após o tratamento da mesma.

            FOTOS NA COCA-COLA
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PROJETO: “MINHA ESCOLA QUER QUE VOCÊ LEIA”


PLANO DE AÇÃO:
Após algumas pesquisas sobre o tempo de espera em centros de saúde, clínicas e hospitais, no qual este período de espera se torna muito mais penoso para pais com filhos.
Para este propósito pensamos no Projeto “Minha escola quer que você leia” que venha atender as crianças e adolescentes que por vezes, ficam aguardando os pacientes. A ideia é disponibilizar, por exemplo, livros infantis para que os acompanhantes e até mesmo crianças tenham com o que se distrair e ficar acomodadas.
A pretensão do projeto é ser desenvolvido apenas no posto de saúde central, contudo a ideia é estender, quem sabe no próximo ano, para todos os postos de saúde do município. O projeto foi planejado no primeiro semestre para ser posto em prática no segundo semestre. Iniciaremos com roteiro de leituras em sala de aula, para organizar o acervo.
Além de proporcionar a leitura em locais como salas de esperas para consultas, o projeto contribui com a fomentação da leitura, pois, segundo a articuladora de atividades da biblioteca, as pessoas passam a procurar mais a biblioteca.
No início a proposta é que os alunos do 5º ano juntamente com a professora e Coordenadora Pedagógica, irão uma vez por semana ao Posto de Saúde, para divulgação e realizar algumas leituras destinadas as crianças e idosos que não saibam ler.
O projeto com o auxilio dos alunos e professores será de seis meses é um período relativamente curto, pretende-se que se torne permanente, dependendo da aceitação e se os objetivos forem concluídos. Esperamos que as pessoas que aguardam o atendimento, a leitura possibilite uma distração e é uma forma do tempo passar mais rápido. As pessoas muitas vezes não tem o hábito, mas neste momento gostaríamos que elas começassem a desenvolver o hábito da leitura e é isso que queremos. A leitura tem infinitos benefícios.

 

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