“É errando que se aprende”; apesar de ser uma frase muito falada
por ai, não deixa de ser uma verdade, contudo, se aprende através da pontuação
imediata do professor, isto não significa que se deve dar mais atenção ao erro
do que o acerto, mas que o professor deve fazer intervenções para que o aluno
consiga obter a escrita mais correta o a resposta certa.
O professor tem que ser bem flexível e auxiliar o aluno de
acordo com o tipo de dificuldade do mesmo, procurando sempre solicitam tirar as
dúvidas e sanar as dificuldades dos alunos. O erro dessa forma deve ser
encarado com um meio de se alcançar um fim.
Segundo ESTEBAN (1992, p. 83):
A preocupação não se reduz apenas
a alcançar a resposta certa e a aceitar os “erros” que porventura a precedam.
Trata-se de priorizar a possibilidade de alunos e professores, num processo
interativo, construírem novos conhecimentos que realimentem o processo. O
coletivo é recuperado como espaço de construção e apropriação do conhecimento.
É importante
que se tenha em mente que quando a criança está em fase de construção do
conhecimento o erro faz parte do aprendizado, porém o professor deve acompanhar
esse professor a fim de garantir esse aprendizado.
Outro fator
importante é o professor ter a humildade de admitir que nem tudo ele sabe, mas
que é capaz de buscar as informações quando questionado, sabendo lidar com as
situações conflitantes assim que surgirem em sala de aula.
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