segunda-feira, 7 de abril de 2014

Atividade 1.5 Questão para reflexão

“É errando que se aprende”; apesar de ser uma frase muito falada por ai, não deixa de ser uma verdade, contudo, se aprende através da pontuação imediata do professor, isto não significa que se deve dar mais atenção ao erro do que o acerto, mas que o professor deve fazer intervenções para que o aluno consiga obter a escrita mais correta o a resposta certa.  
O professor tem que ser bem flexível e auxiliar o aluno de acordo com o tipo de dificuldade do mesmo, procurando sempre solicitam tirar as dúvidas e sanar as dificuldades dos alunos. O erro dessa forma deve ser encarado com um meio de se alcançar um fim.
Segundo ESTEBAN (1992, p. 83):  

A preocupação não se reduz apenas a alcançar a resposta certa e a aceitar os “erros” que porventura a precedam. Trata-se de priorizar a possibilidade de alunos e professores, num processo interativo, construírem novos conhecimentos que realimentem o processo. O coletivo é recuperado como espaço de construção e apropriação do conhecimento.

É importante que se tenha em mente que quando a criança está em fase de construção do conhecimento o erro faz parte do aprendizado, porém o professor deve acompanhar esse professor a fim de garantir esse aprendizado.

Outro fator importante é o professor ter a humildade de admitir que nem tudo ele sabe, mas que é capaz de buscar as informações quando questionado, sabendo lidar com as situações conflitantes assim que surgirem em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário